Confira aqui algumas dicas incríveis para definir o menu perfeito para o seu casamento!
De todas as etapas de preparativos para o casamento,sem dúvidas a mais saborosa é essa: a escolha do cardápio. Mas você já parou pra pensar em qual opção melhor se encaixa no contexto do seu grande dia?
Então chega mais que eu vou te passar uns segredinhos que vão facilitar muito a sua decisão 😌
⚠ Alerta de spoiler ⚠: seu lado“comilona”pode se manifestar a qualquer momento 🙆
ESTILO DO CASAMENTO
Para cada estilo e ambiente, existem combinações adequadas que atendem as necessidades da festa. Foto: Vini Brandini
Seu casamento é ao ar livre ou em local fechado? Será formal ou despojado? Qual o perfil dos convidados?
Para cada estilo e ambiente, existem combinações adequadas que atendem as necessidades da festa. Veja alguns exemplos:
Brunch: indicado para estilos despojados e informais, o brunch é uma mistura de café da manhã e almoço. Normalmente, é servido entre as 10 horas e as 11h30 e os convidados podem se servir livremente.
Almoço: é um estilo semiformal (tá ali no meio do caminho 😂). Os convidados podem se servir ou contarem com garçons servindo nas mesas. Geralmente é servido entre as 11 e as 14 horas.
Jantar: aqui as formalidades devem se fazer presentes! Em sua maioria, são acompanhados por um coquetel de entrada que é servido aos convidados enquanto aguardam a chegada dos noivos na festa. Deve acontecer após às 19 horas, e o tipo de serviço deve ser mais sofisticado, com os convidados sendo servidos nas mesas.
Agora que você já sabe qual combinação se encaixa no seu estilo, vamos à próxima dica 😄
DATA E HORÁRIO
Ok, ao definir a melhor combinação para o seu estilo, você já deve ter se atentado ao horário que a cerimônia vai acontecer, certo? Mas existem alguns outros fatores para se atentar.
Atentar-se ao horário do casamento previne que você não cometa erros ao escolher o cardápio.
Pensando nisso, conversamos com o Eduardo Filho, do Buffet Eduardos, que nos deu algumas sugestões que consideram o clima e o horário da festa. Se liga 👇
Atente-se ao clima! Vamos imaginar que o casal opte por oferecer um almoço ao ar livre em um dia típico de verão. Nada de bebidas e comidas quentes! A ordem por aqui é se refrescar 💦
Bebidas refrescantes como água (com e sem gás), sucos, refrigerantes, cerveja e espumante são uma ótima opção.
Quanto à comida, “prefira opções leves e refrescantes, como por exemplo entradinhas com frutas (lichia com cream cheese, presunto cru com figo e mel, vol-au-vent de queijo brie com damasco), castanhas, saladas de verduras e legumes, ou algumas opções de grelhados, ao invés de frituras”.
Imaginando uma situação completamente inversa, onde o casal escolha se casar a noite e oferecer um jantar, a dica é apostar em um cardápio mais elaborado, com algumas opções quentes:
“Além do jantar com massas e risotos, os noivos podem optar por colocar mesas de fingers quentes, como bobó de camarão e escondidinho de carne seca, que são servidos individualmente antes do jantar”.
Para as bebidas, opções de vinhos, whisky, drinks (caipirinhas, batidas), além dos sucos, cervejas, refrigerantes e águas são escolhas interessantes.
Agora tudo já está ficando mais claro né?! Calma que tem mais 😉
NÚMERO DE CONVIDADOS
Saber o número de convidados ajuda muito na hora de calcular o valor do buffet.
Já definiram quantas pessoas vão chamar? Pois saiba que esse é um dos pontos mais importantes!
Os buffets calculam os valores por número de convidados, ou seja, a quantidade de alimentos servidos e profissionais que deverão ser designados para trabalhar na sua festa depende completamente disso.
Além disso, contratar o serviço de confirmação de presença RSVP (Réspondez S’il Vous Plait – em tradução livre, responda por favor) é importante, pois poderão saber com maior exatidão quantas pessoas comparecerão ao seu evento.
Após essas dicas você já está mais esclarecida de todas as suas dúvidas, correto? Mas pra te auxiliar ainda mais, preparamos alguns exemplos de climas e combinações que são tiro e queda! Confere aí 😎
DIAS FRIOS
Coquetel / entrada: mesa de antipasti, presuntos, mortadelas, queijos e pães especiais. Sopas, caldinhos e cremes também são uma opção incrível.
Jantar: massas, carnes, risotos e arroz.
Sobremesas: caldas quentes, chocolates, cocadas e caramelos.
DIAS QUENTES
Coquetel / entrada: frutas, nozes e opções de frios.
Jantar: saladas de verduras e legumes, grelhados.
Sobremesas: sorvetes, frutas, mousses.
DICA BÔNUS
Outra dica muito legal também é a de, independentemente do tipo do evento,servir lanchinhos como mini hambúrguer, batata frita e mini pizza no final da festa.
Sempre tem aqueles convidados que se esbaldam na pista de dança e se esquecem de comer 😅
Agora que você leu todas essas dicas ficou muito mais fácil de escolher o menu do seu casamento!
“Sua festa tem que ter identidade. Escolha tudo de acordo com seus gostos e desejos! ”, complementa Eduardo.
Se quiser saber mais sobre o trabalho do Buffet Eduardos, clique aqui e saiba mais!
Espero ter ajudado você a tirar todas as suas dúvidas sobre o cardápio do casamento, mas caso ainda tenha restado alguma, deixe abaixo nos comentários. Elogios, críticas e sugestões também são sempre muito bem-vindas!
👉 Veja aqui mais dicas sobre casamentos👈
Até mais 😘