A primeira impressão é a que fica! O ditado mais apropriado quando se fala do estilo da decoração de um casamento.
Nesse post você vai encontrar ideias e sugestões pra identificar quais tipos e estilos melhor harmonizam-se ao seu grande dia.
A decoração de um casamento é a alma, a materialização visual do sonho da noiva. Aqui você vai saber o que considerar para tornar o seu sonho realidade 😄
Dúvidas sobre mais preparativos? Clique aqui e seja feliz em nosso blog 🙆
Agora chega de enrolar e bora pro conteúdo!
QUAL É O SEU SONHO?
Como você sempre imaginou seu casamento? Seu sonho é o fator base a ser considerado na hora de escolher a decoração do seu grande dia.
O primeiro e mais importante passo é reconhecer qual é o seu sonho. Como você imagina o seu casamento? Quais recursos visuais devem estar presentes? O que você quer que as pessoas encontrem ao chegar na sua festa?
Essas perguntas são uma espécie de bússola, um guia que vai te possibilitar enxergar com mais clareza tudo aquilo que você quer que esteja presente, e também aquilo que você não quer ver nem pintado de ouro 😅
Sonhos, por sinal, são prioridade para o Eder Filitto, referência quando o assunto é decoração. Batemos um papo com ele pra entender melhor tudo o que envolve esse maravilhoso mundo que é a alma dos casamentos 😍
“Quando eu começo a fazer um atendimento, primeira coisa que eu pergunto pra noiva é; qual é o seu sonho? Onde está preso o seu sonho? Quando ela começa a me falar, eu passo a trabalhar na percepção desse sonho. Se for uma linha clássica, eu não vou trabalhar com móveis rústicos. Não adianta querer enfiar nada de garganta abaixo!”, ressalta.
É imprescindível que a noiva já chegue com uma ideia do que ela quer presente em sua decoração. O decorador tem o papel de refinar, ou acrescentar ornamentos que enriqueçam todo o estilo sonhado.
Clareou as ideias? Olha isso então 😅👇
POR FALAR EM ESTILO…
Partindo da identificação do sonho, a definição do estilo em que ele se encaixa é o próximo passo. Preparei aqui uma lista de estilos para você se basear.
Lembrando que, dificilmente, o seu casamento contará apenas com ornamentos de um único estilo, mas ter um como base já é meio caminho andado!
Bora lá então 😊
Clássico/Tradicional - indicado para casamentos conservadores. Uso de cores mais suaves e arranjos discretos com rosas e velas. Um ar chic, sofisticado.
Rústico - normalmente ocorre em espaços que tenham contato com a natureza (como praias, fazendas, chácaras), ou sejam mais despojados. Cores fortes como amarelo, laranja e verde são utilizadas. Madeiras pesadas, com arranjos de cipós e flores campestres tornam o ambiente alegre.
Retro/Vintage - uso de objetos antigos, como móveis da vovó, fotos da família e a presença de cores envelhecidas. Elegância e saudosismo romântico presentes nos filmes clássicos dos anos 40 e 50.
Temático - a criatividade é o limite! Tema que seja de acordo com o sonho do casal. Pode ser um filme, um livro, um conto de fadas, um cenário… O leque é muito grande. A decoração pode contar com alguns elementos ou ser totalmente imersa no tema. Mas lembre-se; o equilíbrio é fundamental!
Moderno - segue a moda, as tendências do atual momento. Espelhos venezianos, mesas de espelhos, estão presentes. Pra 2019, a cores da moda são o amarelo e laranja queimado. Mas não necessariamente você precisa utilizá-las. Quem cria a tendência é você e seu decorador!
Clean - menos é mais! Esse estilo pede uma harmonização de todos os elementos sem exageros. Formas básicas, com a presença de ângulos retos e cores fortes apenas nos detalhes. Tons pastéis e brancos dominam.
Eder complementa que, não existe estilo brega. “O que deixa ou não a festa brega é a cor e o acabamento da decoração. É recomendado evitar, por exemplo, cores fortes nas toalhas de mesa. Neutralize isso e leve esses tons mais marcantes para as flores. Elas são uma válvula de escape, um apoio para ser definido o toque final da decoração. ”
Sabendo disso, você já possui uma base sobre qual tipo de decoração mais se encaixa no cenário do seu sonho. Agora, se liga na próxima dica 😉
FLORES TEM PRAZO DE VALIDADE?
Muito cuidado! Dependendo do clima do dia do casamento, as flores podem murchar ou ficarem "sem vida" antes do fim do evento.
Considere o clima. Principalmente. É ele quem vai dizer se as flores vão “aguentar o baque” durante o evento.
Existem flores como por exemplo, as Tulipas, que são flores de inverno. É loucura usá-las em um casamento que aconteça no verão! Procure evitar as flores que vão dar problemas 😅
“O ideal é que a gente consiga caminhar com as flores da época durante a sua própria estação. Isso vai proporcionar mais beleza e elegância, além de que as flores vão se manter mais vivas, saudáveis“, enfatiza Eder.
Hoje é possível conseguir flores fora de época, por conta da climatização das estufas. Porém o clima e a duração de um casamento pode murchar praticamente todas as flores e, consequentemente, estragar toda a decoração.
É muito legal tirar dúvidas direto com um especialista no assunto, né?! Isso porque você ainda nem viu a próxima dica 😃
E A DECORAÇÃO DA IGREJA?
As flores presentes na decoração devem estar em harmonia com o estilo da igreja. Mas muito cuidado! Alguns lugares possuem algumas restrições quanto à decoração.
Você que vai se casar na igreja, de repente nem parou pra pensar sobre qual decoração utilizar por lá, não é? Pois a gente pensou hauahua
Sabemos que algumas igrejas apresentam algumas restrições quanto a tapetes, velas, castiçais e até a decoração num todo.
Porém o ideal é conversar com o Padre, o Pastor, ou o responsável por esse assunto, pra saber se na sua igreja alguma dessas restrições está presente. A partir do momento que você tiver essas informações, é hora de definir qual decoração será usada.
De acordo com o Eder, “A decoração deve casar com o estilo da festa e dar ênfase às características da igreja. “
Agora você sabe de tudo o que precisa considerar para escolher a decoração do seu grande dia. Mas saiba que, contar com um bom profissional de decoração por perto é essencial para que tudo seja feito em harmonia e todos os elementos se casem entre si.
Pra finalizar, o Eder me disse uma frase que sintetiza tudo o que foi dito até aqui; “eu acho que devemos deixar a noiva sonhar, e que a gente não venha a podar esse sonho. Nós decoradores devemos fazer o sonho dela ser real. Essa é a minha maior função como decorador. ”
Pra conhecer mais sobre o trabalho do Eder Filitto, clica aqui. Além de super gente boa, o cara tem um talento surreal pra transformar sonhos em realidade 😁👏
Tenho certeza que esse post ajudou você a tirar várias dúvidas sobre decoração! Se você gostou do conteúdo, compartilhe em suas redes sociais. O botão tá ali embaixo 💁
Restou alguma dúvida? Tem alguma crítica ou sugestão? Deixa nos comentários! Vou responder na hora 😌
O nosso blog está cheio de dicas incríveis sobre preparativos de casamento. Use e abuse de todo o conteúdo clicando aqui 👈
Te espero no próximo post, viu?!
Até mais 😘